Quem Somos

O Clube Viação Clássica é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2014 por um grupo de amigos e entusiastas com um gosto e objectivo em comum: poder preservar parte da memória do transporte colectivo rodoviário em Portugal, por meio de um museu vivo aberto a todos os interessados.

A actividade do Clube divide-se em duas partes essenciais que são complementares: A aquisição de viaturas clássicas e a utilização das mesmas em passeios e actividades abertas a todos, de forma a poder oferecer uma experiência diferente aos participantes.

Sendo geralmente reservada apenas a associados, a recuperação e preservação de autocarros é o maior e mais dispendioso desafio do clube dado a complexidade do processo e a dificuldade associada muitas vezes à idade (falta de peças novas de substituição, por exemplo) e estado de conservação dos veículos adquiridos, muitas vezes após passarem anos ao abandono ou sem manutenção.

Tão importantes como a preservação, as actividades desenvolvidas em redor do tema com viaturas próprias ou propriedade de terceiros, permitem manter a memória do transporte viva e proporcionar um verdadeiro regresso ao passado. Desde os eventos de condução onde associados podem experimentar conduzir autênticos veículos de museu, a eventos de âmbito cultural com visita a exposições e locais de interesse: mais do que um clube e mera associação, ambicionamos ser um autêntico “Museu Vivo”.

Actualmente com duas viaturas restauradas e completamente operacionais - Volvo “Laranjinha” adquirido a uma autarquia, e uma Toyota Dyna com carroçaria Salvador Caetano, o típico autocarro de colégio nos anos 80, o clube é igualmente proprietário de uma UTIC-AEC de 1967 a iniciar restauro tendo sido cedida pela Escola de Condução Neuropa em Lisboa, como reconhecimento da nossa capacidade e trabalho.

Todo o processo de preparação e manutenção de frota é financiado por quotas de associados, receitas de eventos, e donativos de particulares e empresas que reconhecem a importância do nosso esforço.

Porque preservar um autocarro é preservar a memória de uma comunidade inteira: Bem-vindo a bordo!